A comunicação interpessoal é um método de comunicação que promove a troca de informações entre duas ou mais pessoas.
O processo de comunicação prevê, obrigatoriamente, a existência mínima de um emissor e de um recepto.
2 - Protocolo de Comunicação.
2.1 - O que é?
Um protocolo de comunicação é um conjunto de convenções usado para mover informações entre dois equipamentos. Os principais objetivos de um protocolo é cuidar do endereçamento (no caso de ligações multiponto) e garantir a integridade das informações. Embora isto não seja muito visível atualmente, a comunicação à distância está sujeita a grande quantidade de erros. A maioria dos equipamentos atuais (inclusive modems) possuem protocolos embutidos que detectam e recuperam erros de forma quase transparente. No começo da comunicação via modem, os erros de comunicação eram mais evidentes. Antes da internet, a vida on-line era feita através das BBSs (computer Bulletin Board Systems) que enviavam os textos sem protocolo, era comum caracteres sumirem, mudarem ou mesmo surgirem do nada. Um bom protocolo de comunicação precisa ter uma boa resistência a estas ocorrências.
2.2 - Regras dos Protocolos de Comunicação.
Um protocolo de comunicações é um conjunto de normas que estão obrigadas a cumprir todas as máquinas e programas que intervêem em uma comunicação de dados entre computadores sem os quais, a comunicação seria caótica e, portanto impossível.
Esboçamos a seguir alguns exemplos de protocolos de comunicações com a intenção de aclarar o conceito e a evolução dos mesmos:
- Protocolos ponto a ponto.
- Comunicação entre redes.
- Protocolos de transmissão de pacotes.
- O protocolo TCP/IP.
3 - Características que definem a eficiência de um Sistema de Comunicação de dados.
3.1 - Entrega (delivery) :
O sistema deve entregar os dados ao destino correcto.
Os dados devem ser recebidos somente pelo dispositivo ou pelo utilizador de destino.
3.2 - Confiabilidade :
O sistema deve garantir a entrega dos dados.
Dados modificados ou corrompidos numa transmissão são pouco úteis.
O sistema deve entregar os dados em tempo finito e predeterminado.
Dados entregues tardiamente são pouco úteis.
Por exemplo, no caso de transmissões multimédia, como vídeo, os atrasos não são desejáveis, de modo que eles devem ser entregues praticamente no mesmo instante em que foram produzidos, isto é, sem atrasos significativos.
4 - Tipos de dados que podem ser transmitidas:
- Arquivos de dados;
- Mensagens;
- Voz e imagens digitalizadas que são transmitidas como dados;
webgrafia: estas informações foram tiradas da WIKIPÉDIA .
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