domingo, 25 de setembro de 2011

Aula 2 - 21/09/11 - Internet .

1 - Breve História sobre a Internet:


A origem da Internet remota aos anos 60, nos Estados Unidos da América. Os primeiros passos em redes de informação surgiram associados aos serviços de defesa norte-americanos. A primeira rede, chamada ARPANET, consistia num suporte de comunicação sem hierarquias, capaz de funcionar de uma forma não localizada. Vários computadores situados em pontos distantes dos EUA foram ligados entre si, criando suportes de permuta de informação à distância.
  Ficou assim criado o protótipo do que viria a chamar-se Internet. Logo depois dos militares, foram as universidades que começaram a usar mais este tipo de redes, tendo como objectivo essencial a permuta de mensagens (correio electrónico) na comunidade científica, distribuída por vários lugares do mundo. Desde logo se alargaram progressivamente estes suportes de comunicação para efeitos de discussão de ideias aos níveis científico, ideológico, religioso, humorístico, etc.
  Deu-se um crescimento prodigioso da Internet aos anos 80, com a abertura da rede a computadores e sub-redes independentes. Em 1987 a Internet ficou acessível ao público, primeiro nos EUA e nalguns países europeus, depois no mundo inteiro.
  Em 1992, com o aparecimento da Wold Wide Web (ou WWW, criada por Tim Berners no CERN – Laboratório Europeu de Física de Partículas), a Internet ganhou uma popularidade mundial e tornou-se conhecida do público em geral.
  Calcula-se que hoje vários milhões de computadores estejam ligados à Internet e mais de 1000 milhões de pessoas usem directamente os serviços a ela associados. Trata-se, indiscutivelmente, de um suporte informático do «planeta global». 

2- Internet nas escolas/ensino: 
A iniciativa Internet na Escola, lançada em 1997 pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia, teve como objectivo assegurar a instalação de um computador multimédia e a sua ligação à Internet na biblioteca/mediateca de cada escola do ensino básico e secundário.
A RCTS( Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade) foi concebida como instrumento de comunicações computacionais integrador do sistema científico e educacional numa rede que passou a incluir universidades públicas e privadas, institutos politécnicos, laboratórios do estado e outras instituições públicas de investigação, escolas do ensino básico e secundário, bibliotecas públicas e museus, associações científicas, educativas e culturais.
Numa primeira fase, concluída no próprio ano 1997 em que foi lançada a iniciativa Internet na Escola, foram ligadas à Internet todas as escolas do ensino público e privado do 5º ao 12º anos e algumas escolas do 1º ciclo. Estas escolas ficaram assim com acesso gratuito à Internet a 64 kbps. Em meados de 2001 estavam ligadas 7135 escolas do 1º ciclo. Está prevista a ligação das restantes escolas do 1º ciclo até ao final de 2001, concretizando-se deste modo a ligação à Internet de todos as escolas do ensino básico e secundário.


3 - Internet nas empresas :

A possibilidade das pessoas e empresas poderem se comunicar, interagir e transacionar através da rede mundial de computadores é uma das faces de uma mudança estrutural em nossa sociedade, uma mega-tendência chamada “Era da Informação”, onde cada vez mais, a informação digitalizada,  passa a ocupar um papel central em nossas interações sociais e em nosso dia a dia. Cada vez menos usamos papel e tinta para se comunicar, e mais texto digitado no computador e enviado em segundos na forma binária de Zeros e Uns. (lembra-se da última vez que você escreveu uma carta e colocou no correio?) Cada vez menos usamos dinheiro para transacionar mercadorias e sim informações de débito e crédito em nossas contas e cartões. E vai por ai afora. O mundo está mudando e não existe mais a possibilidade de voltar ao estado inicial.  Uma empresa que não compreender, se adaptar, e usar essas mudanças a seu favor, corre o risco de se tornar sucata rapidamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário